Morre, em Palmas, o Governador Siqueira Campos, aos 94 anos

 


O ex-governador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos morreu nesta terça-feira (04), aos 94 anos. Ele estava internado desde o dia 29 de junho, após sentir dores agudas no corpo. Durante o tratamento, os médicos também confirmaram um infecção pulmonar e uma piora no quadro de saúde. Ele chegou a melhorar, mas na madrugada de terça-feira, teve uma crise renal aguda e foi submetido à hemodiálise.

Biografia

José Wilson Siqueira Campos, nascido em Crato, Ceará, em 1928, teve uma vida marcada por desafios e obstáculos que o levaram a se tornar uma figura proeminente na política brasileira.

Trabalhou em diversos ofícios em diferentes cidades, até chegar a Colinas, no então Norte de Goiás, atual Colinas do Tocantins. Foi nessa região que Siqueira encontrou sua vocação política ao trabalhar na área rural. Ele fundou a Cooperativa Goiana de Agricultores e liderou um movimento popular pela criação do Estado do Tocantins. Sua atuação resultou em sua eleição como vereador de Colinas, com uma votação expressiva.

Ao longo de sua carreira, Siqueira Campos filiou-se a diversos partidos políticos, como Arena, PDS, PDC, PFL, PL e PSDB. Como deputado federal, ele teve participação ativa na política nacional e chegou a ocupar a presidência nacional do PDS.

Siqueira Campos desempenhou um papel crucial na luta pela criação do Tocantins. Ele foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte, contribuindo com emendas e propostas para a formação do novo estado. Sua dedicação à causa incluiu uma greve de fome em apoio ao movimento separatista.





Com a criação do Tocantins, Siqueira Campos foi eleito o primeiro governador, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 1989. Durante seus dois primeiros mandatos, de 1989 a 1991, ele liderou importantes projetos de desenvolvimento, incluindo a construção da capital, Palmas, que se tornou um marco na história do estado.



Siqueira Campos contruiu o Tocantins em infraestrutura, rodovias estaduais asfaltadas, órgãos públicos fiscalizadores e regulamentadores, escolas de norte a sul do novo estado e de todo o aparato necessário para o novo estado.

Siqueira Campos foi reeleito para mais dois mandatos consecutivos como governador, de 1995 a 1998 e de 1999 a 2003.

Siqueira Campos conseguiu superar as adversidades, as contestações e as batalhas judiciais, conquistando a vitória nas eleições de 2010 e retornando ao cargo de governador do Tocantins.

Siqueira Campos foi um visionário, levantou a bandeira de um povo que já lutava quase 200 anos por sua autonomia e conseguiu a criação o tão sonhado Estado do Tocantins e o entregou ao povo tocantinense.

fonte: redeto.com.br (adaptado)

Comentários