A História de Dalai Lama


O Dalai Lama reencarnou 13 vezes desde 1391, quando nasceu o primeiro de seus encarnados. Normalmente, um método antigo é usado para encontrar o novo líder.

A busca começa quando o Dalai Lama anterior morre. Às vezes, ela é baseada em sinais que a encarnação anterior deu antes de morrer. Em outras, os principais lamas – monges ou sacerdotes de vários níveis de idade que ensinam o budismo – seguem para um lago sagrado no Tibete, chamado Lhamo Lhatso, e meditam até ter uma visão de onde procurar o sucessor.

Em seguida, eles enviam para o local da visão grupos de busca por todo o Tibete, em busca de crianças que são “especiais” e nascidas um ano após a morte do Dalai Lama, de acordo com Ruth Gamble, especialista em religião tibetana na Universidade La Trobe em Melbourne, Austrália.

De acordo com a biografia oficial do 14º Dalai Lama, sua descoberta aconteceu quando ele tinha dois anos. Filho de um agricultor, o Dalai Lama nasceu em um pequeno vilarejo no nordeste do Tibete, onde apenas 20 famílias lutavam para viver da terra.

Embora o 14º Dalai Lama, cujo nome é Tenzin Gyatso, ainda esteja com boa saúde, ele está numa idade (85 anos) que gera cada vez mais questões sobre sua sucessão. 

O mais conhecido budista vivo do mundo disse que, quando fizesse 90 anos, decidiria se deveria reencarnar ou não. Sua decisão encerraria um papel que foi fundamental para o budismo tibetano por mais de 600 anos.

fonte: cnnbrasil.com.br 

Comentários