Piracema termina no Tocantins veja quais restrições seguem em vigor
Por @combinadotocantins
• • • • • •
Tocantins
O período da piracema no Tocantins termina neste domingo (28) para a maior parte das espécies de peixes. A proibição da pesca é realizada anualmente para permitir que os animais se reproduzam e que a fauna dos rios não fique comprometida no futuro. Mesmo com o fim do período de restrições mais severa, algumas medidas seguem em vigor no estado.
A espécie pirarucu, por exemplo, continua sem poder ser capturada. Isso ocorre porque o peixe, que é um dos mais populares do mercado, tem o período do defeso maior e só poderá ser pescado a partir do dia 31 de março.
Também continua valendo a cota zero para o transporte de pescado. A medida foi prorrogada e continua em vigor até 2022.
O balanço final da fiscalização da piracema ainda não foi fechado e só deve ser divulgado nos próximos dias. Na parcial divulgada em janeiro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que ao longo de todo o ano de 2020 registrou 547 autos de infração, que corresponderam a mais de R$ 40 milhões em multas.
De acordo com dados do Sistema Integrado de Gestão Ambiental do Naturatins (Siga), houve redução na emissão de carteiras de pesca em 2020. No ano passado foram emitidas 279, contra 782 em 2019 e mais de três mil em 2018.
As fiscalizações para coibir crimes ambientais têm sido intensificadas. Este ano, equipes de inteligência da Polícia Militar Ambiental, do Ibama e do próprio Naturatins atuaram no monitoramento. Houve registro de multas aplicadas a pescadores que divulgaram vídeos ou fotos pescando no período da piracema em redes sociais.
Fonte: G1 Tocantins
Comentários
Postar um comentário