O que foi o tão falado AI - 5?


#Repost @geografiaessencial
• • • • • •
Brasil

O Ato Institucional nº 5 ou AI-5, foi um decreto editado em 13 de dezembro de 1968, no governo do marechal Costa e Silva, marcou o período mais duro da ditadura militar no Brasil (1964-1985). O AI-5 deixou um saldo de cassações, direitos políticos suspensos, demissões e aposentadorias forçadas.

Marcado por prisões arbitrárias, desaparecimento e tortura de professores, estudantes, políticos de oposição, e todo e qualquer cidadão e cidadã que se opunha ao sistema ditatorial.

O decreto concedeu ao presidente poderes quase ilimitados, como fechar o Congresso Nacional e demais casas legislativas por tempo indeterminado e cassar mandatos. Considerado o mais radical decreto do regime militar, também abriu caminho para o recrudescimento da repressão, com militantes da esquerda mortos e desaparecidos. 

Este ato institucional foi apresentado à população brasileira em cadeia nacional de rádio e foi lido pelo então ministro da justiça, Luís Antonio da Gama e Silva. Contava com doze artigos e trazia mudanças radicais para o Brasil. Por meio desse decreto, foi proibida a garantia de habeas corpus em casos de crimes políticos.

(Texto adaptado)

Fonte: UOl 

Comentários

  1. Era para garantir a Ordem e a soberania Nacional ? Qual sua opinião?Comente.prof.PECE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era para frear um avanço no socialismo e manter uma democracia de direito.Nunca existiu um governo de regime comunista no Brasil e no Mundo que nos conhecemos até hoje.PECE

      Excluir
  2. Era para garantir a Ordem e a soberania Nacional ? Qual sua opinião?Comente.prof.PECE

    ResponderExcluir

Postar um comentário