Conheça Mais Sobre a Carreira Acadêmica


Carreira acadêmica é o nome dado, muitas vezes, à escolha de seguir estudando depois da graduação. Ou seja: fazer mestrado, doutorado e pós-douturado. Mas a carreira acadêmica é muito mais do que isso: envolve encarar de frente tudo que a humanidade ainda não entende e se dedicar para ampliar, ainda que um pouco, a nossa fronteira do conhecimento.

Normalmente associamos a carreira acadêmica a uma vida na universidade: a pessoa que segue estudando além do mestrado, no nosso imaginário, continua trabalhando na universidade até o fim da carreira. Mas nem sempre é esse o caso, especialmente nos Estados Unidos e Europa, onde já há esforços mais concentrados para aproximar a academia do mercado de trabalho.

A carreira acadêmica é voltada para profissionais que desejam atuar como pesquisadores ou professores universitários. Veja a seguir mais detalhes sobre o mestrado, doutorado e pós-doutorado, e quais são as formas de ingresso em cada um:


Mestrado acadêmico

O mestrado consiste em uma pesquisa sobre um tema escolhido pelo aluno por, no mínimo, dois anos, com o auxílio de um orientador.

Para ingressar no mestrado, há um processo seletivo que inclui análise do currículo, provas de conhecimentos gerais e específicos, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e apresentação do projeto de pesquisa.

As aulas dividem-se em obrigatórias e optativas, e o aluno seleciona as disciplinas que irá cursar com ajuda de seu orientador. Além das aulas, o pesquisador também precisa assistir palestras, conferências, congressos e dedicar um tempo para leituras.

No final, é preciso entregar uma dissertação com o resultado dos estudos e pesquisas. Para retirar o diploma e receber o título de mestre, o estudante deve ter sua dissertação aprovada pela banca examinadora.


Doutorado

O doutorado também consiste em um estudo sobre determinado tema, com um conteúdo teórico mais aprofundado e uma pesquisa mais complexa do que a do mestrado. Por isso, ela possui uma duração maior, na média de quatro a cinco anos.

O processo seletivo é semelhante ao do mestrado, que inclui a análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista.

No início, o curso possui disciplinas obrigatórias que devem ser cursadas. Após esse período, o aluno deverá se dedicar exclusivamente, sob a supervisão de um orientador, ao desenvolvimento da tese - que deve conter uma perspectiva inédita - por meio de leituras e pesquisas.

Para receber o título de doutor, o mais alto da área acadêmica, é preciso ter a tese aprovada pela banca examinadora durante a apresentação, que acontece no formato de sabatina.


Pós-doutorado

O pós-doutorado é uma extensão do doutorado e funciona como um "estágio" para aqueles que desejam continuar atuando como pesquisador e que tenham feito a apresentação da tese do doutorado em menos de dez anos.

O pós-doc, como também é conhecido, é a última fase do Ensino Superior e possui duração média de um ano. O objetivo é aprofundar os conhecimentos do pesquisador no campo científico.

O processo seletivo é semelhante ao do mestrado e doutorado. Porém, ao longo do programa, não é necessário desenvolver uma tese ou dissertação. Ao final, o pós-doutorando não recebe um título acadêmico.


fonte: (texto adaptado)

querobolsa.com.br

estudarfora.orf.br


Comentários