Conheça Pripyat - Ucrânia 🇺🇦 a cidade "abandonada"

Pripyat - Ucrânia 🇺🇦

Em 1986, a Ucrânia era uma das repúblicas soviéticas, e Pripyat tinha uma população de cerca de 50 mil habitantes. Originalmente um modesto reduto de agricultores, a região teria seu destino mudado em 1970, quando uma usina nuclear foi instalada, a primeira em toda a Ucrânia.

A 18 km dali, a cidade de Pripyat era construída, com o objetivo de abrigar os trabalhadores da usina nuclear Chernobyl. Meticulosamente planejada, Pripyat possuía uma ampla rede de atrativos culturais, destacando-se livrarias, teatros, bibliotecas, escola de arte e sala de concertos.

Sua infraestrutura era exemplar, contando com um centro médico, escolas secundárias, escola técnica, mercados e restaurantes. Destacavam-se ainda as diversas pré-escolas e as opções para a prática de atividades físicas.

Pripyat, era, enfim, uma cidade-modelo, onde mais de mil crianças nasciam anualmente. 


Devido ao fato de estar tão próxima ao local do acidente nuclear, a cidade foi evacuada, e o que restou dela está hoje contido em uma área de 30 quilômetros chamada de Zona de Exclusão de Chernobyl. A cidade não poderá ser habitada pelos próximos 20 mil anos.

Texto (adaptado)

fonte: infoescola.com.br

1🌐: Localização de Pripyat
2 a 9📸: Cidade de Pripyat 30 anos após o acidente nuclear.

#Geografia #GeoPolitica
#GeografiaAntifascista #Antifascismo #Antifascista

Comentários