Coletor de Pilhas e Baterias (como fazer)

Controles remotos, rádios, celulares, relógios de parede, lanternas, câmeras fotográficas, brinquedos, etc. Você já parou para pensar na infinidade de equipamentos ou utensílios que usamos no nosso dia a dia e que funcionam à base de pilhas ou baterias?

Pilhas e baterias possuem sistemas que por meio de reações químicas geram energia elétrica. Embora possam ser compradas em diversos lugares, o seu descarte não pode ser feito da mesma forma. Isso porque contém metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio, prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

Nesse post vamos ensinar você a fazer um simples coletor de pilhas e baterias usadas para que você nunca mais descarte esse material junto com o lixo doméstico, evitando assim a poluição dos nossos solos e lençóis freáticos.

Você vai precisar de uma garrafa pet ou uma garrafa de plástico de água de 5 litros, uma tesoura sem ponta, cola, caneta e papel. Segue imagens do material.


Retire os rótulos das garrafas pet e garrafa de água de 5 litros, o novo rótulo pode ser feito a mão com o uso de caneta e papel, ou pode ser digitado e impresso no computador. O novo rótulo deve conter os dizeres "Coletor de Pilhas e Baterias" além de um símbolo de reciclagem, essa imagem do símbolo de reciclagem pode ser encontrada facilmente na internet. Segue imagem do novo rótulo que ira ser fixado na embalagem de garrafa pet ou garrafa de 5 litros de água, que agora passam a se chamar de embalagem coletoras.

  

Após confeccionar o novo rótulo, agora é só fixar com cola na frente e nas costas dos coletores para melhor visualização dos usuários. Segue imagem do coletor de pilhas e baterias pronto para uso. 


Com o novo rótulo fixado escolha um local público ou privado de fácil acesso e visualização para que as pessoas possam descartar suas pilhas e baterias. Os locais podem ser sua casa, seu trabalho, sua escola, ou em qualquer organização publico / privada através de uma simples parceria institucional. Após o coletor cheio, tampe-o e leve-o até a universidade publica mais próxima, ou descarte junto ao lixo reciclável da sua cidade, ou na ausência dessas opções pode ser descartado no lixo comum, com a embalagem devidamente fechada, assim irá evitar de poluir os solos e as águas subterrâneas garantindo assim uma melhor qualidade de vida para nós e para as futuras gerações.




 






Comentários