Os tipos de Pós-Graduação e a melhor escolha pra você



Quem busca uma formação complementar à graduação para acompanhar as atualizações do mundo do trabalho e se preparar para as oportunidades profissionais, precisa, antes de tudo, entender quais os tipos de curso de pós- graduação existem e suas particularidades.

Dependendo dos objetivos, há dois formatos de pós-graduação: Lato Sensu (do latim, “sentido amplo”) e Stricto Sensu (do latim, “sentido restrito”). Veja qual a diferença entre esses dois tipos:

Lato Sensu

O que é? São os cursos de Especialização, Residência Profissional e MBA (Master in Business Administration) – focado especialmente na área de negócios – com uma abordagem mais prática que atendem as necessidades do mundo do trabalho em suas diferentes áreas de abrangência.

Para quem é? Profissionais que já tenham uma graduação na área de exigência de cada pós-graduação.

Quanto tempo? De acordo com o Ministério da Educação (MEC), estes cursos devem ter, no mínimo, 360 horas de duração. Ao final do curso, é emitido um certificado de conclusão do curso, e não um diploma.

Modalidade: os cursos de pós-graduação Lato Sensupodem ser ministrados na modalidade presencial ou à distância, este último precisa ser credenciado pela IES (Instituição de Ensino Superior) previamente junto ao MEC.

Stricto Sensu: Mestrado e Doutorado

O que é? São os cursos dos Programas de Mestrado e Doutorado acadêmicos ou profissionais.

Para quem é? Profissionais que já tenham uma graduação na área de exigência de cada pós-graduação. Geralmente, o público interessado são os profissionais que pretendem seguir carreira acadêmica, seja ministrando aulas ou atuando na pesquisa. Há também os programas de Mestrado ou Doutorado Profissional, uma pós-graduação Stricto Sensu voltada para a solução de problemas específicos dentro do mundo de trabalho.

Quanto tempo? em média, os cursos de Mestrado duram de 2 a 3 anos e os de Doutorado de 4 a 5 anos. Para receberem o diploma ao final do curso, o mestrando deve defender uma dissertação e o o doutorando uma tese.

Modalidade: estes cursos são ofertados na modalidade presencial e necessitam de autorização prévia da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ), órgão ligado ao MEC, para iniciar suas atividades. Todos os cursos estão sujeitos à avaliação periódica (quadrienal) pelo mesmo órgão.

Fonte: Unibalsas 

Comentários