Canivete Suíço, História e Origem.

 

A ideia  deste post surgiu quando comecei a contar uma historia, daí comparei um profissional que realiza varias funções a um "canivete Suíço", foi quando me feziram a seguinte pergunta, o que é um canivete suíço? Então eu de certa forma assustei, pois bem, uma ferramenta tão popular mundialmente e tão útil, ainda era desconhecida por alguma parcela da sociedade. Então me veio a ideia de fazer este post e apresentar para vocês o canivete suíço, quem já conhece provavelmente não sabe sua origem e, quem ainda não conhece vai conhece-lo digamos, por completo. Bom, chega de blé ble´blé e vamos a leitura.

Em 1884 Karl Elsener com o apoio de sua mãe Victoria, abriu sua própria empresa de cutelaria em Ibach-Schwyz. A energia para operar as maquinas era obtida pela corrente do pequeno rio Tobelbach. Em 1891 por iniciativa de Karl Elsener é fundada a Associação Suíça de Fabricantes de Cutelaria. Karl Elsener e seus colegas começaram a produzir os Canivetes para o Exército Suíço. Em 12 de junho de 1897 é registrado oficialmente o “Canivete dos Oficiais Suíços”. Este modelo será conhecido depois em todo o mundo como o “Canivete Original do Exército Suíço". A ideia era de que os soldados tivessem uma ferramenta prática, forte e que atendesse suas necessidades em campo. Os canivetes eram equipados com lâmina, abridor de latas, uma chave de fenda e uma serra. Ao longo dos anos mais ferramentas foram sendo adicionadas ao que hoje chamamos de "Canivete Suíço".

Canivete Suíço fechado.

Em 1909 para se diferenciar e distinguir das imitações, o fundador da companhia decide usar em todos os seus produtos a cruz e o escudo, o atual símbolo da Victorinox. Ainda em 1909 após a morte de sua mãe, Karl Elsener em sua memória elegeu “Victoria” como razão social de sua empresa e em 1921 a invenção do aço inoxidável revoluciona a produção de cutelaria. Karl Elsener muda a razão social da empresa para Victorinox ( Victoria + inox) empresa que foi uma das criadoras do canivete multiuso, o canivete Suíço, hoje usado e conhecido por estudantes, pesquisadores, militares, geógrafos, engenheiros, e por diversos tipos de profissionais e pessoas por todo o mundo.



E esse é meu canivete suíço, na cor prata, não é da Victorinox mas é muito bom e foi presente de minha querida mãe e tem meu nome gravado nele. O meu canivete vem equipado com uma lâmina, duas serras, uma tesoura, um abridor de latas, um abridor de garrafas, um saca rolhas, uma lixa, uma chave de fenda tipo estrela e duas ferramentas pontiagudas, além de uma roda para colocar no chaveiro, é muito útil e já me salvou muitas vezes em viagens, trilhas e acampamentos. E nosso post vai ficando por aqui.

 

fonte de informações: http://www.victorinox.com/br/content/history_page  

 

Comentários