Como Elaborar um Currículo para Docente

Todos nós sabemos que o currículo do professor é o currículo Lattes da Plataforma Lattes, lá estão todas as suas produções acadêmicas, títulos, cursos e tudo mais, todo o histórico acadêmico e profissional. Porém, para você que é recém formado e está procurando um emprego de "porta em porta" nas escolas e nas delegacias de ensino do seu Estado e/ou do seu município o currículo Lattes não serve, pois nele faltam informações simples, porém relevantes, além de ser um pouco confuso para o diretor da escola ou para o recursos humanos analisarem, uma vez que esse pessoal tem uma pilha de currículos na mesa e não tem tempo a perder, pois bem, abaixo segue algumas dicas de como elaborar um currículo para o mercado de trabalho do professor, boa sorte.

O objetivo do artigo é criar um referencial dos tópicos que devem ser considerados na
elaboração de um currículo:

O resumo da vida profissional deve apresentar as informações mais recentes em primeiro lugar, considerando os dados acadêmicos em primeiro plano e profissionais em segundo plano, desde que sejam compatíveis com a disciplina a ser ministrada. Coloque-se na situação do Coordenador do Curso que recebe uma grande quantidade de currículos. Considere a quantidade de pessoas disponíveis no mercado de trabalho que desejam dar aulas. O objetivo do currículo é gerar a entrevista, vender as qualificações acadêmicas do docente. O resumo da vida profissional deve apresentar as informações mais recentes em primeiro lugar, considerando os dados acadêmicos em primeiro plano e profissionais em segundo plano, desde que sejam compatíveis com a disciplina a ser ministrada.
- evitar erros de digitação e de português (ortografia, concordância e acentuação);
- não ser prolixo, pois quem estiver selecionando não pode perder tempo;
- eliminar toda redundância na redação, isto é, utilizar frases simples e diretas;
- omitir a informação quando a mesma não for positiva ou não tiver relação com o cargo de docente;
Os erros mencionados anteriormente são imperdoáveis em um currículo de professor. 
Na composição do currículo, deverá constar:
Dados pessoais: nome, endereço completo, telefone de contato, estado civil, nacionalidade e
idade.
Objetivo: cargo de professor (ex: professor de geografia)
Especificar o nível de ensino: pós-graduação, graduação, ensino médio, técnico ou fundamental e quais as disciplinas está apto a lecionar.
Importante: existem currículos de companheiros nos quais é necessário "advinhar" ou ler até o final para então tentar descobrir qual disciplina o professor deseja lecionar.
Formação acadêmica: curso e nome da Instituição de Ensino, definir se está cursando
pós-graduação, colocar período que está cursando, previsão de conclusão do mestrado ou
doutorado.
Resumo das qualificações descrever e quantificar as realizações profissionais. Sugerimos priorizar os dados de produção acadêmica (tese, dissertação), pesquisas realizadas, produção bibliográfica (artigos, textos em jornal ou revista, livros publicados ou no prelo), prêmios e títulos recebidos, produção técnica (software, produtos, produção artística, produção cultural), participação em congressos, simpósios, banca examinadora ou orientador de trabalhos acadêmicos.
Idiomas: língua, nível e tempo de domínio, nome da escola. Nesta oportunidade podem ser salientadas as viagens ao exterior para participação de congressos, simpósios, seminários científicos.
Cursos extracurriculares: é neste tópico que o professor transmite seu grau de atualização e o investimento pessoal em sua carreira. As universidades, centros universitários e faculdades procuram profissionais que continuamente estão em desenvolvimento.
- nome do curso
- instituição
- período
- carga horária
Sugerimos também apresentar cursos de aperfeiçoamento, palestras congressos e seminários.
Nota: Fazer em tópicos mencionando a qualidade da participação, se ministrou ou se foi ouvinte.
Histórico profissional: deverão ser relacionados os mais importantes ou os três últimos empregos. Deve-se mencionar em primeiro lugar o último emprego ou o atual e em seguida os demais. Evidentemente, o destaque deve ser o acadêmico, mesmo por que o currículo é de professor.
Recomendamos citar aqueles empregos cujos cargos estão relacionados com a disciplina a ser ministrada.
Deverá constar também o cargo inicial e último, pois com isso é possível acompanhar a
ascensão e desenvolvimento profissional.
Pretensão salarial: só coloque a pretensão salarial se for solicitado no anúncio. Em muitos casos, a decisão pode ser em função do desafio, das perspectivas de desenvolvimento ou até mesmo pelos benefícios.
Considerações finais
A qualidade da impressão e do papel são pontos importantíssimos na venda da primeira imagem, pois revela a apresentação. O tipo de papel deve ser o melhor possível, e deve ser compatível com o tipo de impressão. É aconselhável enviar somente original. Porém, se não for possível, você deverá tomar alguns cuidados básicos com relação à cópia. Deverá estar bem legível, nunca com letras apagadas ou mesmo claras demais, o que dificulta a leitura. A diagramação deve ser agradável e com equilíbrio no tamanho das letras e no negrito. 
Deve-se aproveitar a diagramação na horizontal, considerando:
- margem para arquivamento;
- comunicação visual (sem excessos);
- tamanho da letra (utilizar dois tipos de letras);
- negrito (somente nos dados muito importante);
- caixa alta – maiúsculas (somente nos tópicos).
A experiência nos ensina que somente o docente deve fazer sua opção de escolha da disciplina, pois o profissional do ensino se impõe pelo conhecimento.
fonte: 
Escrito por Gerson Beluci, Rafael Annunciato Neto e Salvador Fittipaldi
09/03/2005 - Última atualização 01/07/2011
* Gerson Beluci – engenheiro, administrador, pós-graduado, professor universitário e consultor
de gestão.
*Rafael Annunciato Neto – pedagogo, mestrando, professor universitário e consultor de
recursos humanos.
*Salvador Fittipaldi – administrador, mestre em administração, professor universitário e
coordenador na USJT.

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