EDUCAÇÃO


A PRÁTICA COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO TÉCNICA
Toda profissão é técnica, a do professor não é diferente, porém apenas a técnica não é suficiente para que o professor resolva os problemas que encontra no cotidiano do exercício de sua profissão.
Acadêmicos vão para as escolas aplicar oficinas, dinâmicas e até mesmo substituir professores, com isso eles acabam por servir de mão de obra gratuita para as escolas. Tais atividades são importantes, porém não refletem o entendimento do processo de ensino aprendizagem.
A habilidade que deve ser desenvolvida pelo professor não é a de algo pronto e acabado como uma formula matemática, mas a de saber se adaptar as mais variadas situações com que vai se deparar.
As disciplinas consideradas práticas na academia e que empregam a didática instrumental deixam a ilusão de que as situações adversas podem simplesmente se resolver com técnica.
As criticas a didática instrumental levou os estagiários a apenas apontar falhas cometidas por professores e funcionários nas escolas sem que se apresentassem nenhuma proposta de análise e mudança do sistema escolar. Isso ocasionou uma restrição aos estagiários por parte das escolas, distanciando cada vez mais a Academia da Escola. 
Quando a ação do professor fundamenta-se numa Didática Instrumental, sua prática se dá de forma isolada; sem contextualização; a histórica; desvincula-se da problemática do “para que” e do “porque” ensinar; baseia-se no pressuposto da neutralidade científica e técnica e, reduz-se a apenas a dimensão técnica do processo de ensino-aprendizagem
Quando a ação do professor apoia-se numa Didática Fundamental, sua prática se dá de forma contextualizada; comprometida com a libertação e com a transformação social; considera a pesquisa e a realidade do aluno; faz-se  uma mediação multidisciplinar, ou seja, leva-se em consideração o aspecto humano, técnico e político-social do processo de ensino-aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA:
PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004
http://mariajprn.blogspot.com.br/2011/09/didatica-como-instrumento-ou-fundamento.html

Comentários