EDUCAÇÃO
A PRÁTICA COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO TÉCNICA
Toda profissão é técnica, a do
professor não é diferente, porém apenas a técnica não é suficiente para que o
professor resolva os problemas que encontra no cotidiano do exercício de sua
profissão.
Acadêmicos vão para as escolas
aplicar oficinas, dinâmicas e até mesmo substituir professores, com isso eles
acabam por servir de mão de obra gratuita para as escolas. Tais atividades são
importantes, porém não refletem o entendimento do processo de ensino
aprendizagem.
A habilidade que deve ser
desenvolvida pelo professor não é a de algo pronto e acabado como uma formula
matemática, mas a de saber se adaptar as mais variadas situações com que vai se
deparar.
As disciplinas consideradas
práticas na academia e que empregam a didática
instrumental deixam a ilusão de que as situações adversas podem
simplesmente se resolver com técnica.
As criticas a didática instrumental levou os
estagiários a apenas apontar falhas cometidas por professores e funcionários nas
escolas sem que se apresentassem nenhuma proposta de análise e mudança do
sistema escolar. Isso ocasionou uma restrição aos estagiários por parte das
escolas, distanciando cada vez mais a Academia da Escola.
Quando
a ação do professor fundamenta-se numa Didática Instrumental, sua
prática se dá de forma isolada; sem contextualização; a histórica;
desvincula-se da problemática do “para que” e do “porque” ensinar; baseia-se no
pressuposto da neutralidade científica e técnica e, reduz-se a apenas a
dimensão técnica do processo de ensino-aprendizagem
Quando
a ação do professor apoia-se numa Didática Fundamental, sua
prática se dá de forma contextualizada; comprometida com a libertação e com a
transformação social; considera a pesquisa e a realidade do aluno; faz-se uma mediação multidisciplinar, ou seja,
leva-se em consideração o aspecto humano, técnico e político-social do processo
de ensino-aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA:
PIMENTA,
Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo:
Cortez, 2004
http://mariajprn.blogspot.com.br/2011/09/didatica-como-instrumento-ou-fundamento.html
Comentários
Postar um comentário