Alienação e Ideologia



SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PORTO NACIONAL


Alienação e Ideologia

Segundo o autor do texto, o trabalho passou a ser uma obrigação, essa ideologia do trabalho vem como um fator imposto a sociedade em prol dos empregadores. Esse trabalho que antes era algo agradável e familiar passou a ser um fardo quando se separou o produto do produtor. Estamos falando de um trabalho de massa, onde a força de trabalho serve a um interesse que é o do empregador e não o do empregado. Segue se uma rotina onde se paga pelo trabalho e não se tem possibilidade de crescimento como trabalhador, ou seja, é um trabalho alienante e que aos poucos foi tendo se como normal, algo que deve ser feito por todos ou por uma grande maioria. Procura-se uma racionalização do trabalho, uma burocratização que vem para controlar a sociedade.
A tecnologia e a modernização da sociedade não nos libertaram dessa ideologia que veio junto com o capitalismo moderno, pelo contrario, segundo o texto, o surgimento da tevê trouxe uma ilusão e ao mesmo tempo uma banalização da realidade, pois como cita o autor, hoje podemos ver uma guerra ao vivo como se estivéssemos vendo um trailer de um filme, ou pior, vemos noticias fragmentadas e modificadas de acordo com o interesse dos grupos dominantes e temos uma ilusão do conhecimento.
Ainda segundo o texto, o autor fala que nossa educação deveria ser neutra, apolítica, ou seja, estar fora desta ideologia alienante, mas não é assim que ocorre na prática. A escola serve ao governo, trás uma informação infértil e que não permite o estudante de pensar, de criticar ou de questionar o que é colocado como verdade. Não há interesse do grupo dominante em fazer essa educação neutra, forma-se através de um esquema sem a devida consideração pedagógica, apena se reproduz uma ideologia. A burocratização está totalmente entranhada nesse esquema educacional, aula, prova, diploma. O que dificulta um processo de verdadeira libertação e politização da sociedade.
Esse sistema educação leva o professor muitas vezes a reproduzir essa ideologia, pois se impõe um sistema de formulas e conteúdos fechados, fazendo o professor entrar em uma rotina trabalhista. A muito que se fazer na educação para que se quebrem essas limitações e se desenvolva um discurso anti-ideológico a fim de formar pessoas politizadas e críticas na sociedade.
Bibliografia:  Cipriano, Carlos Luckesi e Passos, Elizete Silva, 1996, Cortez, Introdução à Filosofia, Aprendendo a pensar 

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