Alienação e Ideologia
SERVIÇO PÚBLICO
FEDERAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PORTO NACIONAL
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PORTO NACIONAL
Alienação
e Ideologia
Segundo o autor do
texto, o trabalho passou a ser uma obrigação, essa ideologia do trabalho vem
como um fator imposto a sociedade em prol dos empregadores. Esse trabalho que
antes era algo agradável e familiar passou a ser um fardo quando se separou o
produto do produtor. Estamos falando de um trabalho de massa, onde a força de
trabalho serve a um interesse que é o do empregador e não o do empregado. Segue
se uma rotina onde se paga pelo trabalho e não se tem possibilidade de
crescimento como trabalhador, ou seja, é um trabalho alienante e que aos poucos
foi tendo se como normal, algo que deve ser feito por todos ou por uma grande
maioria. Procura-se uma racionalização do trabalho, uma burocratização que vem
para controlar a sociedade.
A tecnologia e a
modernização da sociedade não nos libertaram dessa ideologia que veio junto com
o capitalismo moderno, pelo contrario, segundo o texto, o surgimento da tevê
trouxe uma ilusão e ao mesmo tempo uma banalização da realidade, pois como cita
o autor, hoje podemos ver uma guerra ao vivo como se estivéssemos vendo um
trailer de um filme, ou pior, vemos noticias fragmentadas e modificadas de
acordo com o interesse dos grupos dominantes e temos uma ilusão do
conhecimento.
Ainda segundo o texto,
o autor fala que nossa educação deveria ser neutra, apolítica, ou seja, estar
fora desta ideologia alienante, mas não é assim que ocorre na prática. A escola
serve ao governo, trás uma informação infértil e que não permite o estudante de
pensar, de criticar ou de questionar o que é colocado como verdade. Não há
interesse do grupo dominante em fazer essa educação neutra, forma-se através de
um esquema sem a devida consideração pedagógica, apena se reproduz uma
ideologia. A burocratização está totalmente entranhada nesse esquema
educacional, aula, prova, diploma. O que dificulta um processo de verdadeira
libertação e politização da sociedade.
Esse sistema educação
leva o professor muitas vezes a reproduzir essa ideologia, pois se impõe um
sistema de formulas e conteúdos fechados, fazendo o professor entrar em uma
rotina trabalhista. A muito que se fazer na educação para que se quebrem essas
limitações e se desenvolva um discurso anti-ideológico a fim de formar pessoas
politizadas e críticas na sociedade.
Bibliografia: Cipriano,
Carlos Luckesi e Passos, Elizete Silva, 1996, Cortez, Introdução à Filosofia,
Aprendendo a pensar
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