Tocantins segue confiante com candidatura à subsede da Copa


As cidades da Palmas e Araguaína têm chances reais de serem subsedes da Copa do Mundo de 2014. Isso foi o que avaliou o secretário da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, após acompanhar o representante do Comitê Organizador da Copa do Mundo, André Bello, nesta sexta-feira, 03, durante vistoria nos estádios de futebol das duas cidades candidatas – Mirandão e Nilton Santos, respectivamente. Entre os principais pontos avaliados estão a estrutura dos estádios, a qualidade dos gramados, a capacidade de público, a segurança, entre outros. Também acompanharam as vistorias, o deputado estadual, Marcelo Lelis, e o assessor da deputada federal Dorinha Seabra, Carlos Alberto Manzini.
As impressões, anotações, fotos e vídeos feitos por Belo vão integrar o relatório das cidades candidatas que será apresentado às 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo. Serão as confederações de futebol de cada país que irão escolher em qual cidade ficarão alojadas no período de aclimatação. Segundo Olyntho Neto, “quando o nome do Tocantins for confirmado no catálogo das subsedes, será iniciado um novo trabalho junto aos países. Vamos convencê-los de que o Tocantins é a melhor opção”. O relatório do Comitê Organizador da Copa do Mundo contendo as informações sobre as 185 cidades inscritas deve ser divulgado no primeiro semestre de 2013.

Durante audiência com o governador Siqueira Campos, no início da tarde desta sexta-feira, André Bello, disse que já foram visitados cerca de 120 centros de treinamentos e que a ideia do Comitê é oferecer 90 opções às seleções. O governador disse que a localização estratégica do Tocantins será um dos principais atrativos às seleções e que toda a estrutura do Governo estará à disposição para corresponder com as expectativas do Comitê.

Belo não fez nenhum comentário sobre as suas impressões das cidades tocantinenses que são candidatas a subsedes. Além da localização estratégica do Estado, outros fatores que devem somar positivamente para o Tocantins são: o grande potencial turístico; o baixo índice de criminalidade e a qualidade aeroportuária que o Estado possui.


O deputado estadual Marcelo Lelis, que tem sido o interlocutor do Governo Estadual na Assembleia legislativa quando o assunto é Copa do Mundo lembrou que para o Tocantins, receber uma seleção, durante a Copa do Mundo, o ganho será imenso. “Teremos ganhos econômicos, turístico e de divulgação”, destacou o deputado que disse estar otimista com a possibilidade. “O Estado apresenta boas vantagens logísticas”, finalizou. Na Câmara Federal, a deputada Dorinha Seabra tem defendido constantemente a candidatura do Tocantins como subsede da Copa de 2014.

Comentários