Quase 300 americanos já se inscreveram para disputar Presidência


Quase um ano antes da eleição de 6 de novembro de 2012, 283 pessoas já se inscreveram para disputar a Presidência dos Estados Unidos, segundo a Comissão Eleitoral Federal (FEC, na sigla em inglês), e a lista ainda deve crescer.
O número alto de candidatos se deve à facilidade com que qualquer pessoa pode concorrer à Casa Branca.
Basta ser cidadão americano nascido nos Estados Unidos, ter no mínimo 35 anos de idade e ter vivido no país por pelo menos 14 anos.
Essa facilidade leva muita gente a se candidatar mesmo sabendo não ter qualquer chance real de chegar à Presidência.
"A maioria desses candidatos não faz nada para avançar sua campanha", disse à BBC Brasil o especialista em lei eleitoral americana Richard Winger.
PERSONAGENS
A relação de candidatos à Presidência nas eleições de 2012 é formada tanto por políticos tradicionais - entre eles Barack Obama, que busca mais um mandato, e seus rivais republicanos --quanto por todo tipo de personagens curiosos e desconhecidos.
Há um "Uncle Sam" (Tio Sam, um dos símbolos dos Estados Unidos), apelido usado por Samuel Lyndell Powell, que já concorreu em outras três eleições presidenciais.
Também são candidatos President Emperor Caesar e HRM (Sua Majestade Real) Caesar Saint Augustine de Buonaparte Sole Emperor of the United States.
"Há alguns que se candidatam até de dentro das prisões", disse à BBC Brasil Richard Kimball, presidente do projeto Vote Smart, que reúne e distribui informações sobre candidatos políticos nos Estados Unidos.
Outros são apenas cidadãos comuns desiludidos com os políticos tradicionais que resolvem se lançar eles próprios na disputa presidencial.
http://www1.folha.uol.com.br/bbc

Comentários